
Parlamento da Suécia
O Parlamento da Suécia está localizado no coração de Estocolmo e consiste em dois edifícios subterrâneos conectados. Descubra como visitar o Riksdag!
O atual edifício do Parlamento sueco foi inaugurado em 1905. A necessidade de espaço e de renovação fez com que ele se fundisse em 1983 com o antigo edifício do Banco da Suécia, com vista para o mar. Hoje, o Parlamento sueco ocupa a ilha de Helgeandsholmen quase na sua totalidade.
Sete dos edifícios governamentais do Riksdag estão comunicados por túneis subterrâneos. Um desses túneis é conhecido como a "pista de corridas", porque os deputados correm toda vez que soa o sinal de votação.
Divisões do Parlamento sueco
- Sala plenária: é o centro da democracia sueca. Esta é a câmara onde se debatem e se decidem as medidas de alcance nacional. Como curiosidade, os deputados eleitos são colocados nas cadeiras por circunscrição territorial e não por filiação política, o que incentiva a comunicação.
- Grande escadaria: esta linda escadaria de mármore é a via de acesso ao Riksdag para o rei e outras visitas importantes. O corredor que circunda as escadas é decorado com bustos e medalhões dos diferentes presidentes que a Suécia teve.
- Vestíbulo do banco: este belo salão de mármore manteve o nome que tinha quando servia o banco da Suécia. É um local de passagem dentro do Parlamento, pois conecta várias salas. Também tem restaurantes, postos de correios e pontos de informação.
- Comissão de Finanças: a antiga biblioteca e sala de leitura do Riksdag hoje abriga as reuniões da Comissão de Finanças. Em suas prateleiras repousam os volumes encadernados de todas as sessões do Parlamento.
- Sala da segunda câmara: é, sem dúvida, a sala mais bonita do Parlamento Sueco, graças aos frescos que decoram as paredes e à abóbada de vidro que ilumina a sala. Sua estrutura octogonal é a original, datada de 1905.
- Corredor de comunicação: esta galeria de 45 metros de comprimento servia para que os deputados pudessem debater após cada sessão plenária e trocar impressões. Hoje é usado como o grande salão de festas do Riksdag.
Visita guiada
A única maneira de visitar o Parlamento da Suécia é participar nas visitas guiadas organizadas pelo próprio Parlamento. O Riksdag é visitado por mais de 100.000 pessoas por ano e se tornou uma das principais atrações turísticas de Estocolmo. Você pode consultar os horários de cada temporada na entrada do Parlamento.
Durante o inverno, só é possível visitar o Riksdag aos fins de semana.







Preço
Entrada gratuita.
Lugares próximos
Palácio Real (222 m) Catedral de São Nicolau (239 m) Museu Nobel de Estocolmo (295 m) Igreja de Riddarholmen (361 m) Gamla Stan (Cidade Velha) (387 m)