Gamla Stan (Cidade Velha)

Se há um lugar que condensa a essência de Estocolmo, esse lugar é Gamla Stan. A Cidade Velha é uma visita imprescindível em Estocolmo devido à grande quantidade de museus e monumentos aí localizados.

A origem de Estocolmo

Os primeiros assentamentos em Estocolmo datam do século XII no atual bairro de Gamla Stan. Hoje em dia, a Cidade Velha se levanta principalmente sobre a ilha de Stadsholmen, embora se tenha estendido pelas ilhas vizinhas: Riddarholmen, Helgeandsholmen e Strömsborg.

Gamla Stan condensa a história de Estocolmo nas suas estreitas ruas de pedra, as suas praças com casas antigas e os seus monumentos. É a zona mais bonita de Estocolmo, cheia de cafés e restaurantes. Em Gamla Stan você também encontrará muitas lojas de artesanato e antiguidades.

O que ver em Gamla Stan

  • Stortorget: a praça mais bonita de Gamla Stan é uma das imagens mais pitorescas e famosas de Estocolmo. A sua principal atração são as coloridas casas medievais que pertenciam à antiga nobreza da Suécia. Stortorget também está cheia de história, já que aqui teve lugar o famoso "Banho de Sangue de Estocolmo".
  • Museu Nobel: Na praça de Stortorget se encontra o antigo edifício da Bolsa, atual sede da Academia Sueca e que hoje abriga o Museu dos Prémios Nobel.
  • Catedral de São Nicolau: é a principal catedral de Estocolmo e guarda a escultura de São Jorge lutando contra o dragão.
  • Palácio Real: um dos edifícios mais impressionantes de Estocolmo, o majestoso Palácio Real, se encontra à entrada de Gamla Stan e constitui a porta de entrada à Cidade Velha.
  • Marten Trotzigs Gränd: você sabia que uma das ruas mais estreitas do mundo se encontra em Estocolmo? Em Gamla Stan é possível percorrer esta ruela de menos de um metro de largura.

Uma visita imprescindível

Gamla Stan é o coração de Estocolmo e condensa a sua essência e a sua história ao longo das suas estreitas ruas de pedra. A melhor forma de descobrir a Cidade Velha de Estocolmo é se perdendo pelas suas ruas, desfrutar da arquitetura histórica dos seus edifícios e imaginar como seria a vida aí há centenas de anos.

Transporte

Ônibus: linhas 3 e 53.
Metrô: parada Gamla Stan.