Palácio Real
Com mais de 600 quartos, o Palácio Real de Estocolmo é um dos maiores da Europa. A sua localização, em pleno coração de Gamla Stan e a sua famosa troca da guarda fazem dele uma visita imprescindível em Estocolmo.
O Palácio Real de Estocolmo, ou Kungliga Slottet, foi construído a finais do século XVIII sobre os restos de um antigo castelo medieval que foi arrasado pelas chamas. O estilo do palácio atual é barroco italiano e os seus mais de 600 quartos fazem dele uma das maiores residências reais de toda a Europa.
Encontra-se à entrada da Cidade Velha ou Gamla Stan, a poucos metros do Parlamento da Suécia. Embora hoje em dia não seja a residência oficial da monarquia, o rei da Suécia trabalha no Palácio Real e mantém aí os escritórios da Corte.
O que ver no Palácio Real
- Apartamentos reais: ocupam a maior parte das instalações do palácio: quartos, salas de recepção e apartamentos para convidados. Os apartamentos reais representam o luxo e a decoração ostentosa da monarquia sueca.
- Salão de banquetes: como todos os palácio real, a sala de banquetes é uma das maiores e mais elegantes divisões do edifício. Hoje em dia, continuam a celebrar-se aqui os banquetes de bodas reais.
- Biblioteca Bernadotte: a majestosa biblioteca do Palácio Real abriga volumes históricos que formam a coleção real de livros, cerca de 100.000, aproximadamente.
- Capela Real: esta elegante capela decorada em ouro e mármore data de finais do século XVII. O seu majestoso órgão capta a atenção de todos os seus visitantes, assim como as suas esculturas, estátuas e frescos no teto.
- Salão do Estado: Rikssalen en sueco. Abriga o trono da rainha Cristina, protegido por veludo azul, e duas estátuas gigantes de ambos os lados.
- Carruagens: nas cavalariças do Palácio Real estão carruagens históricos que serviam a família real da Suécia durante muitas gerações.
-
Outros museus dentro do Palácio Real
Museu Tre Kronor
Este museu recria o antigo palácio real que foi arrasado por um incêndio em 1697. Através das maquetes e objetos da época, Tre Kronor oferece um percurso pelo palácio desde os seus inícios como fortaleza medieval até à sua consolidação como residência real.
-
O tesouro
Nas abóbadas do Palácio Real, se expõem as joias mais valiosas da monarquia sueca. A maioria dos objetos expostos são coroas de ouro ou prata decoradas com pedras preciosas que se utilizam em algumas ocasiões.
-
Na sala "O tesouro", também se expõe a espada do monarca Gustav Vasa (1496-1560), o cetro do rei Erik XIV e a fonte batismal de prata ainda em uso na família real.
-
Museu de Antiguidades do rei Gustavo III
Na ala leste do Palácio Real se encontra um dos museus mais antigos de Estocolmo, a coleção privada de arte do rei Gustavo III. A exposição, presente desde 1794, abriga mais de 200 esculturas de bronze e mármore trazidas de Itália e outros países da Europa, entre as quais se destaca O Endimião.
Todos estes museus têm um custo adicional.
A troca da guarda
Uma das atrações turísticas de Estocolmo mais vistas é a famosa troca da guarda real. É celebrada todos os dias à frente da praça do Palácio Real às 12:15 horas no inverno e às 11:45 horas no verão. Aos domingos e feriados, é feita uma hora mais tarde.
Durante quarenta minutos, os guardas desfilam ao ritmo da Banda Real, atraindo a atenção de milhares de espetadores. Se trata de um evento imprescindível se você estiver pelo centro de Estocolmo. Recomendamos que chegue com tempo às imediações do Palácio Real devido à afluência de gente, sobretudo em temporada alta.
Horário
De outubro a abril:
De terça a domingo: das 10:00 às 16:00 horas.
Segunda-feira: fechado.
De maio a setembro:
Todos os dias: das 10:00 às 17:00 horas
Preço
Adultos: kr190 (US$17,40)
Estudantes e crianças dos 7 aos 17 anos: kr80 (US$7,30)
Lugares próximos
Catedral de São Nicolau (126 m) Museu Nobel de Estocolmo (155 m) Parlamento da Suécia (222 m) Museu Nacional de Estocolmo (440 m) Igreja de Riddarholmen (448 m)